Já dizia o filósofo grego, Aristóteles “Educar a mente sem educar o coração não é educação”. Era com esse pensamento que o Monsenhor João Hipólito sonhava em fundar uma escola pautada em uma educação de excelência e humanizada, dirigida por Religiosas que assumissem um processo educativo de qualidade à luz dos valores cristãos, funciona na cidade de Picos.
Em maio de 1943, o Revmo. Pe. Paulo Libório, em visita ao seu tio, Monsenhor João Hipólito, que se encontrava enfermo no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, espaço onde as Irmãs Cordimarianas assumiam o serviço de enfermagem, encontrando-se com a Supervisora Geral – Madre Maria de Jesus, na qual ele manifestou o desejo do seu tio em doar uma casa em Picos, onde poderia funcionar uma escola que atendesse crianças, adolescentes e jovens.
Após o falecimento do Monsenhor Hipólito, as Irmãs Cordimarianas encerraram o seu compromisso com o Hospital. Aproveitando a oportunidade, Monsenhor Paulo Libório e o Sr. Bispo Diocesano de Teresina – Dom Severino Vieira de Melo, entraram em contato com a Supervisora Geral e seu Conselho, que acabaram por aceitar a proposta de gerir a escola na cidade de Picos.
Imediatamente entraram em contato com várias famílias picoenses. Logo, todos tomaram as providências para acolher as Irmãs Cordimarianas da melhor forma possível, oferecendo as devidas condições, para que elas iniciassem pequenos serviços como: orientação de curso de datilografia, bordados, corte e costura, culinária, catequese de crianças, tudo em grande sintonia com o Vigário da Paróquia.
Assim, no dia 5 de março de 1944, com a presença de Monsenhor Paulo Libório e das autoridades civis da cidade, foi oficializada a Instituição Escolar que recebeu o nome de INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO, em homenagem ao seu idealizador e benfeitor. Foi um dia de muita festa e alegria para a sociedade picoense, que marcou presença amiga e fraterna, que acolhesse o projeto educacional, não só com recursos financeiros, mas também, apoiando a iniciativa com muita esperança de que essa obra iria favorecer o crescimento da cidade e contribuir para a formação de uma cidadania cristã, comprometida com as novas gerações, que devem ser geradoras de vida nova, para acompanhar os sinais dos tempos em resposta aos apelos de Deus.
Com o progresso da cidade, a Escola sentiu a necessidade de ampliar as instalações para melhor desempenho da sua atividade educativa. A casa na Av. Getúlio Vargas, foi vendida e o dinheiro obtido com a venda, foi investido na construção do novo prédio localizado na rua Monsenhor Hipólito, cujo terreno foi concedido por aforamento gratuito através do Projeto de Lei apresentado à Câmara Municipal em 05 de abril de 1961, pelo vereador Isaac Batista de Carvalho, sendo o referido projeto aprovado por unanimidade e sancionada pelo então prefeito Municipal Justino Rodrigues de Luz, em 06 de abril de 1961. De início funcionava apenas o curso primário, depois o curso ginasial e passou a denominar-se GINÁSIO MONSENHOR HIPÓLITO.
Em 1972, pela Reforma do ensino promulgada em 1971, unificou-se os cursos existentes, voltando a chamar-se INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO.
Em, 1992, foi criado o 2º. Grau e, assim, o Instituto Monsenhor Hipólito passou a ser Escola de 1º. e 2º. Graus. Hoje, funcionam os seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Em 1997, a Escola foi informatizada.
Em 2010, foi pioneiro no Estado do Piauí em lançar o Projeto: Tecnologia a serviço da Educação. O professor, o aluno e o leptop em sala de aula. Também, nesse mesmo ano, com muita ousadia e compromisso com o meio ambiente, vivencia o Projeto IMH ECO: essa marca também é consciente e sustentável.
Ao longo da sua existência, o IMH tem se destacado em muitos projetos inovadores, os quais, ao lado da proposta educativa têm favorecido a conquista de prêmios a nível municipal, estadual, nacional e internacional.
Em 2014, celebrando 70 anos de compromisso com a educação, o IMH ousou mais uma vez e fundou a Academia de Letras InfantoJuvenil Irmã Maria Helena Matias. O referido projeto foi abraçado pela Prefeitura Municipal, por meio da fundação de Academias em algumas escolas municipais.
Em busca de atender aos desafios do mundo globalizado, em 2016, lança com ousadia o PROGRAMA BILINGUE, abrangendo da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, possibilitando intercâmbio cultural, Brasil-França-Inglaterra. Desde então, o IMH é Centro Preparatório de Cambridge.
Assim, o IMH, sendo uma instituição que educa para a vida, continua com todo empenho, alegria e esperança, a desenvolver uma educação fiel ao “Compromisso com a Fé e o Saber”, à Luz do Carisma Cordimariano. E é nesse contexto que a escola aderiu ao Pacto Educativo Global, sendo hoje detentora dos selos: Pacto Educativo Global e da Rede Pea (Escolas Assoaciadas da UNESCO).
É dom de Deus celebrar 80 anos
com a ousadia de conectar
TRADIÇÃO a NOVOS FUTUROS!
Comunidade Dirigente e Educativa
Visite, Curta e Compartilhe nossos conteúdos das Mídias Sociais. Ajude a
disseminar educação e conhecimento. É assim que evoluímos!
Receba notícias e informativos sobre assuntos relacionados
a escola, e ao universo da educação. Cadastre-se!