Por Paula Monize
Durante toda esta semana, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou a Jornada Pedagógica de formação dos professores para o ano letivo 2017. Com a participação efetiva dos profissionais da Instituição e dos municípios de Santana do Piauí e Campo Grande do Piauí, o evento foi marcado pela interação e troca de conhecimentos.
Nesta edição, a Jornada Pedagógica abordou a temática: “Amar, Cuidar e Servir. Foram quatro dias de formação integral, com uma programação variada incluindo momentos de oração e de debates relacionados a temas plurais, voltados para os diversos níveis de Ensino (Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio).
Nesta sexta-feira (20) no encerramento do evento ocorreu o planejamento por nível de ensino e setor. Antes aconteceu um momento de reflexão sobre o milagre de Jesus que transformou água em vinho em um casamento realizado em Caná da Galileia e em seguida um café da manhã.
“Fazer a diferença no ambiente de sala de aula!”, é com esta afirmação que a diretora-geral do Instituto Monsenhor Hipólito, irmã Ana Tereza, justificou a finalidade da formação pedagógica para os professores. Segundo ela, a formação ocorre nos três níveis: mente, corpo e alma.
“É um momento em que nós passamos voltados para a formação integral do educador, onde a responsabilidade cada vez mais aumenta. Tivemos a preocupação de oferecer uma formação integral, desde a profissional, a formação humana, psíquica e espiritual. É isto que faz o ser humano, o profissional, para que seja reflexo de um ser humano integrado e um profissional harmonioso no desenvolvimento de suas competências”, destacou a diretora.
A Irmã Ana Tereza ainda acrescentou que o saber tem de estar aliado ao amor. Em sua visão não se trata de manter distanciamento com os estudantes, mas sim chamá-los de “nossos alunos”, colocando afeto e cuidado na transmissão do conteúdo.
A professora de Biologia do Fundamental II, Gabriela Cavalcante, ressaltou que a Jornada Pedagógica além de potencializar energias positivas para o ano letivo é também um momento de discutir as problemáticas escolares e acadêmicas sobre diversos campos do conhecimento.
“Este é o momento esperado todo o ano por nós professores do Instituto Monsenhor Hipólito. Sempre participamos porque este momento nos motiva, e iniciamos na semana seguinte as aulas motivados a dar o melhor de si para nossos alunos. Temos uma série de áreas que são mescladas para abordar a importância de cada uma. Este ano falamos sobre o tema da Campanha da Fraternidade, abordando os aspectos religiosos e geográficos”, disse a professora.
De volta ao IMH, a Irmã Silvante Pontes destacou positivamente todo encontro assegurando ser de fundamental importânica para o ensino-apredizagem. “Um momento em que nossos professores se preparam ainda mais no sentido de oferecer uma educação de qualidade”, disse.
Em meio a programação do evento ainda foram apresentados o Tema da Campanha da Fraternidade 2017: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema “Cultivar e guardar a Criação”.
As palestras
As palestras ministradas durante a Jornada Pedagógica abordaram temas relacionados aos Direitos e Deveres Trabalhistas; Fonoaudiologia e Comunicação; Campanha da Fraternidade 2017; Explorando as ferramentas digitais e Google Apps para Educação; A psicanálise e o trabalho com a criança-sujeito, dentre outros.
Os professores que forneceram suas contribuições às discursões foram: José Gilmar da Silva Lima; Cláudio José da Silva Rêgo; Edilma Araújo Rodrigues de Moura Santos; Gabriela Cortez Cavalcante; Pedro Waldeir Coelho e Victo Leal Santos, Andreia Vitorino Marcos, Lairson F. do Nascimento, além do professor mestre Ricardo Francisco da Silva.
Fonte: http://folhaatual.com.br/mobile/index.php?page=shmt&ma_id=12398