
Foto: Folha Atual
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu, nesta segunda-feira, 13 de março, no auditório da escola, o XI Café Filosófico, projeto idealizado pelo professor Cláudio Roberto, que neste ano refletiu sobre os 200 anos da Batalha do Jenipapo.
Confira AQUI mais imagens!
O evento teve início com a formação da mesa de honra, composta pela diretora Irmã Ana Tereza, coordenadoras e por professores que representaram personagens históricos da época em que ocorreu a Batalha do Jenipapo.
Em seguida, foi realizado um momento orante em memória aos mortos da Batalha do Jenipapo, a entrada das bandeiras, execução do Hino Nacional e uma apresentação artística através da aluna Nicole Hipólito.
Durante o evento, os professores estiveram caracterizados como os personagens, onde fizeram uma contextualização sobre a participação destes no processo da Batalha do Jenipapo e tiraram dúvidas dos alunos.
Professores estiveram caracterizados como os personagens da época da Batalha
A coordenadora pedagógica da Rede Cordimariana de Educação, Talita Rodrigues, participou do evento de maneira remota onde destacou a importância do Café filosófico para os alunos.
Coordenadora da Rede Cordimariana participou de forma remota
A diretora do IMH, Irmã Ana Tereza, falou sobre a importância de projetos como o Café Filosófico para a aprendizagem dos alunos. “O instituto Monsenhor Hipólito trabalha na efetivação dos projetos de forma interdisciplinar, por isso nós trazemos conteúdos que contribuem para a formação do cidadão. Tratamos hoje de algo que faz parte da história do nosso Estado e é importante que os alunos adquiram aprendizados sobre esses assuntos para que cada um deles se sinta responsável pela continuação dessa história que vem do coração, da sua origem e da sua cidadania”, disse a diretora.
Irmã Ana Tereza
O coordenador da Área de Humanas e idealizador do projeto, professor Cláudio Roberto destacou os motivos que fazem o IMH desenvolver projetos voltados para a prática da interdisciplinaridade.
Professor Cláudio Roberto
“Nós estamos trabalhando o bicentenário da Batalha do Jenipapo porque é um tema regional e que destaca a importância da batalha para garantir a liberdade nacional do território brasileiro, esse foi um tema necessário e que esteve ligado a toda uma prática de interdisciplinaridade. No IMH são desenvolvidos vários projetos onde buscamos desenvolver atividade culturais, pesquisas e outras atividades que tragam aprendizados”, disse o professor.
Alunos também participaram de apresentação sobre a Batalha do Jenipapo
A aluna do 1° ano, Weika Cecília, falou sobre a alegria de participar pela primeira vez do evento. “É a primeira vez que participo do Café Filosófico e estou muito surpresa e contente porque quando recebemos esses aprendizados entendemos mais sobre a nossa cultura e descobrimos coisas que não sabíamos. Foi uma experiência muito especial porque eu adoro história e já estou ansiosa pelos temas dos próximos anos”, disse.
Aluna Weika Cecília
No final do encontro, o professor Cláudio Roberto fez o anúncio do tema do XII Café Filosófico, que será realizado em 2024, sendo “Cidadania e democracia no Brasil: Dimensão história e política; desafios e caminhos”.
Alunos interagiram com perguntas