Foto: Folha Atual
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu, nesta segunda-feira, 05 de setembro, no auditório da escola, com os alunos do Ensino Médio, a culminância do X Café Filosófico, que refletiu sobre os 200 anos da Independência do Brasil.
Confira AQUI mais imagens!
O evento teve início com a composição da mesa de honra, composta pela diretora Irmã Ana Tereza, e por professores que representaram personagens históricos da época da Independência.
Em seguida, houve a entrada das bandeiras, a execução do Hino Nacional e, numa simulação com o personagem D. Pedro I ao piano, a execução do Hino da Independência interpretado por duas alunas da Academia de Letras Escolar Ir. Helena.
Alunas da Academia de Letras do IMH entoaram Hino da Independência
Simulação com o personagem D. Pedro I ao piano
Na sequência, houve a apresentação dos personagens que fizeram parte de todo o processo histórico da Independência do Brasil, entre eles, Frei Joaquim do Amor Divino, o Frei Caneca, Bárbara Pereira de Alencar, Maria Quitéria de Jesus, José Bonifácio de Andrada e Silva, Maria Leopoldina da Áustria e Dom Pedro I, no ato representado por professores da instituição.
Professores representaram personalidades da Independência do Brasil
Após a apresentação, cada um fez também a sua contextualização histórica, relatando as suas contribuições nesse processo de Independência, abrindo-se também espaço para perguntas da plenária, o que tornou o evento bem mais significativo, interativo e rico em conhecimentos. Para encerrar, um grupo de alunos fez uma apresentação cultural com a música de Cazuza, “Brasil, mostra a tua cara!”
Alunos interagiram com perguntas
Apresentação cultural conduzida por alunos
“O professor Cláudio Roberto, com o projeto Café Filosófico, vem contribuir para uma reflexão maior com os alunos naquilo que você tem como a nossa história. A cada ano, ele apresenta um tema que nos remonta a uma realidade do que foi e é a nossa história, hoje. Neste ano, foi sobre os 200 anos da Independência, em que o conteúdo apresentado nos convida para reflexões, questionamentos, hipóteses, e, sobretudo, para provocação de assumir o papel de cidadania com aquilo que você tem para transformar”, destacou a diretora do IMH, Irmã Ana Tereza.
Irmã Ana Tereza
O coordenador da Área de Humanas e idealizador do projeto, professor Cláudio Roberto, falou sobre alguns dos objetivos do Café Filosófico. Ele ainda disse que, durante o ano, são realizadas várias atividades ligadas ao tema.
Cláudio Roberto, idealizador do projeto
“Nós queremos ampliar os novos conhecimentos, desconstruir temas, conceitos, personagens, e provocar o nosso alunado para que ele busque também ampliar seus conhecimentos relacionados a essa temática. Essa é só a culminância do projeto, nós realizamos aulões preparatórios, aulas de campo e outras atividades ligadas ao tema”, disse o coordenador.
Alunos do Ensino Médio participaram do Café Filosófico
A aluna Maria Carolina, da 3a série, falou sobre a relevância do projeto para os alunos do Instituto Monsenhor Hipólito. “Como aluna do IMH e do último ano do Ensino Médio, eu vejo nesse projeto uma importância sem igual, pois promove o conhecimento de uma forma mais dinâmica e proporciona um maior conhecimento para todos, principalmente nessa reta final de preparação para o Enem” disse a aluna.
Aluna Maria Carolina
No final, foi apresentado pelo coordenador o tema do XI Café Filosófico, que será realizado em 2023, com o tema “Jenipapo, Sangue, Suor e Gibão: A batalha dos caboclos guerreiros”.
Tema do póximo Café Filosófico foi apresentado