
Foto: Edson Costa
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu nesta terça-feira (30) a culminância do III Circuito das Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O evento acadêmico que alia conhecimentos matemáticos e científicos é desenvolvido pelos alunos do 8° Ano ao Ensino Médio.
Neste ano, o Circuito trouxe como temática “Vida Sustentável, Ecologia e Gentileza”. Os projetos desenvolvidos em sala de aula foram expostos em stands à comunidade educativa.
A professora do IMH, Expedita Bezerra, destacou que o objetivo do III Circuito das Ciências Exatas e da Natureza é despertar o alunado para a sustentabilidade e importância de preservar o planeta, partindo da construção do seu próprio conhecimento.
“Esse ano resolvemos discutir um tema que envolve qualidade de vida já que é um assunto tão discutido atualmente. Esse tema reflete a sociedade que buscamos construir. Todo esse trabalho é resultado de pesquisa, realizamos exposição, experimentos, unindo a ciência nessa busca pelo conhecimento”, afirmou Expedita Bezerra.
A diretora geral do IMH, Irmã Ana Tereza, afirmou que o Circuito é relevante para a formação cidadã dos alunos, pois o conhecimento teórico é revertido na aplicabilidade prática.
“O Instituto Monsenhor Hipólito busca cada vez mais associar o saber com a sabedoria aplicada no acontecer. O conhecimento necessita ser adquirido, concebido e voltado para o novo. Quando aplicamos o saber transformamos vidas. O Circuito de Ciências da Natureza vem trazer essa integração entre a Matemática e a Ciência. Nossos alunos são mestres em aplicar”, frisou.
Ação Social
Durante a promoção do evento, os participantes realizaram a entrega de um quilo de alimento não perecível destinado a formação de cestas básicas a serem entregues a famílias carentes.