Fale Conosco

(89) 3422 1243

Ou visite-nos!

Domingos & Feriados | FECHADO

Seg - Sex | 7:00 - 17:00

Sábados das 8:00 as 12:00

 

IMH inicia projeto ‘Defesa Civil na Escola’

Na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) em parceira com a Defesa Civil do Piauí (Sedec), deu um importante passo na promoção da segurança e conscientização da comunidade escolar com o início do projeto “Defesa Civil na Escola”.

Veja AQUI mais imagens!

O programa “Defesa Civil na Escola” visa promover ações que ampliem a resiliência de estudantes e da população frente à ocorrência de eventos adversos. Seu objetivo é contribuir para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.

Profissionais e alunos deram início ao projeto

A Defesa Civil do Piauí escolheu três escolas em Picos para desenvolver o projeto, sendo duas públicas e uma privada. O Instituto Monsenhor Hipólito foi uma das escolas selecionadas para participar dessa importante iniciativa de preparação e conscientização sobre segurança e prevenção.

O momento contou com a presença dos alunos que irão fazer parte do projeto, que são dos 7° Anos A, B e C.

Diretora deu as boas-vindas

O evento teve início com as boas-vidas da Diretora do IMH, Irmã Ana Tereza aos representantes dos órgãos públicos.

Vídeo foi apresentado 

Em seguida, houve a apresentação do projeto “Defesa Civil na Escola” através de um vídeo.

Técnicas durante apresentação 

Logo após, as assessoras técnicas da Defesa Civil, Gabriela Monteiro e Regina Lopes, falaram sobre a atuação da Defesa Civil Municipal de Picos.

Valdite Leão

O evento continuou com a fala da coordenadora do projeto, Valdite Leão, que falou sobre a importância da parceria.

Entrega de kits aos alunos

A programação foi encerrada com a entrega dos kits, contendo uma mochila, uma agenda, uma caneta e um botton aos alunos.

Diretora Irmã Ana Tereza com a coordenadora do programa 

Uma reunião também foi realizada durante esta semana com os pais dos alunos para tratar sobre o tema.

Estiveram presentes, a gerente da diretoria de prevenção e coordenadora, Valdite Leão; a assistente social e Coordenadora dos Núcleos de Defesa Civil do Estado, Mariana Medeiros;, o coordenador de ensino e capacitação da diretoria de prevenção, Francisco Wellington; o administrador, Daniel Reis; a engenheira civil e assessoria técnica Gabriela Monteiro;  a urbanista e assessoria técnica, Regina Lopes; o sargento do Corpo de Bombeiros Pedro Paulo; cabo do Corpo de Bombeiros, Nayara Luz e professores que vão conduzir o projeto.

A diretora do IMH, Irmã Ana Tereza falou sobre a importância do projeto.

Diretora do IMH, Irmã Ana Tereza

“O Instituto Monsenhor Hipólito se sente honrado pelo convite para participar desse programa porque é de suma importância para agregar ainda mais valores na nossa missão educativa. A realização desse projeto na escola contribui para que o aluno seja protagonista e para que ele viva a sua cidadania que é o cuidado, o zelo, a proteção e a prevenção de tudo aquilo que vem destruir, machucar e ferir a vida. Nós estamos felizes e os alunos estão empolgados com mais essa etapa que está se iniciando”, disse a diretora.

Valdite Leão

A coordenadora do projeto e gerente de prevenção da defesa civil do estado, Valdite Leão explicou sobre o objetivo do projeto. “A Defesa Civil do Estado do Piauí vem como uma proposta de fortalecer a prevenção, então, começamos trabalhar nas escolas com esse projeto que é lindo e que vem com o intuito de mudar essa cultura, para ter uma cultura de prevenção, proteção comunitária e ajudar a evitar e saber como lidar com os eventos adversos de todos os munícipios. Nós queremos ser parceiros na prevenção, por isso, é um projeto inovador onde vamos trazer temas relacionados a proteção para dentro das escolas”, disse a coordenadora.

Gabriela Nunes

A aluna do 7° ano B, Gabriela Nunes, agradeceu pelo início do projeto. “Eu quero agradecer pelos profissionais da Defesa Civil estarem explicando sobre o projeto e também pelo trabalho que vem sendo realizado. Eu gostaria de dizer que quero exercer o meu trabalho no futuro como vocês, com respeito, comprometimento e responsabilidade”, disse a aluna.

Comente este Post