Nesta primeira etapa, as matrículas serão realizadas de 16 à 19 de dezembro.
Instituto Monsenhor Hipólito
Foto: Folha Atual
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) iniciou nesta segunda-feira (16 de dezembro) o período de matrículas para o ano letivo 2020. Nesta primeira etapa, as matrículas serão realizadas de 16 à 19 de dezembro, no horário de 7:30 às 12h, e de 14h às 17h.
A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do IMH, Neonara Luz, explicou que o material de matrícula está sendo entregue às famílias e os que não puderem comparecer no período citado poderão matricular os alunos até janeiro de 2020.
“A Escola está de braços abertos para acolher as famílias que desejarem realizar a matrícula nesse período. Quem não puder realizar nesse período, as matrículas continuam até janeiro. Temos turmas anos iniciais e finais nos dois turnos, manhã e tarde. O Ensino Médio funciona no turno da manhã porque no turno da tarde temos aulas extras, pois temos uma preparação mais extensa”, disse Neonara Luz.
Uma proposta educacional ampla
O IMH se destaca pela excelência na formação educacional de crianças e adolescentes. Para tanto, a escola sempre inova na metodologia de ensino, bem como conta com acompanhamento multiprofissional, como o fonoaudiólogo.
O serviço de orientação fonoaudiólogica educacional do IMH realizado pela profissional Edilma Araújo vem contribuindo com o desenvolvimento do aluno nos seus aspectos da linguagem oral e escrita que refletem na aprendizagem.
“Não só os alunos recebem esse apoio, os funcionários e as famílias também recebem esse apoio. Na escola não realizamos o atendimento, fazemos o acompanhamento, acolhemos os alunos e as famílias de acordo com a demanda. Escutamos, orientamos, fazemos a primeira intervenção e encaminhamos os alunos que necessitam de acompanhamento específico. Esse acompanhamento melhora tanto o desenvolvimento da linguagem oral, como o desenvolvimento da escrita, gerando benefícios para o aprendizado”, disse a fonoaudióloga.
Uma importante novidade que o IMH trouxe em 2019 e que vem dando reflexos positivos na aprendizagem dos alunos é o Programa Escola da Inteligência de Augusto Cury. O programa trabalha a educação das emoções dos alunos, famílias e profissionais da escola.
A professora aplicadora do Programa Escola da Inteligência, Nívea Maria Veloso, explicou que o programa atinge os alunos do 1° ano da Educação Infantil ao 1° Ano do Ensino Médio e neste primeiro ano de atividades já contabiliza bons resultados.
“O Instituto Monsenhor Hipólito sempre teve a preocupação de cuidar da saúde emocional dos alunos. Sentindo que hoje nós necessitamos cuidar das emoções, a Rede Cordimaria de Educação, voltada pra esse segmento aderiu ao Programa criado pelo Augusto Cury. O programa trabalha com educação socioemocional dos alunos, das famílias, colaboradores da escola. Trabalhamos as primeiras emoções das crianças, fazendo o autoconhecimento e contribuindo para a formação humana. Em um ano de Programa na escola percebemos os avanços, principalmente pelo envolvimento das famílias nas atividades”, frisou Nívea Veloso.
O coordenador de Humanas do IMH, Cláudio Roberto Borges de Sousa, destacou que em 2020, o IMH chega com novidades no Ensino Médio através da adesão ao Sistema de Ensino Bernoulli.
“Em 2019 foi um ano dourado para o IMH. Conquistamos destaque nacional em Olímpiadas, como em Geografia, cinco aprovações em Medicina, e estamos com aprovações em todas as áreas. Os resultados são reflexo da boa metodologia e em 2020 será introduzido na nossa escola o Sistema Bernoulli que nos oferecerá um suporte completo, envolvendo não apenas as demandas pedagógicas, mas também apoiando as questões operacionais e de comunicação”, concluiu.