Fale Conosco

(89) 3422 1243

Ou visite-nos!

Domingos & Feriados | FECHADO

Seg - Sex | 7:00 - 17:00

Sábados das 8:00 as 12:00

 

Ensino Médio

1ª série a 3ª série

Sobre o Ensino Médio...

Do  Ensino Médio – manhã e tarde.

O Novo Ensino Médio, etapa final do processo Formativo da Educação Básica, está fundamentado na Constituição Federal / 88, na lei 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na lei 13 415/2017, que altera a LDB e na resolução CNE/CEN nº 3 / 2018 que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

A Proposta Pedagógica do Novo Ensino Médio, no Instituto Monsenhor Hipólito, pauta-se em, constantemente, cumprir tudo aquilo que propicie atingir os fins da Educação Nacional, resguardando o que a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – propõe. Essa etapa de ensino, que  deve ser composta por: Formação Geral Básica (Conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento), com carga horária total máxima de 1.800 horas,  e Itinerários Formativos (Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional), com carga horária total mínima de 1.200 horas, busca consolidar a formação integral dos estudantes, com o desenvolvimento da autonomia necessária para a realização de seus projetos de vida, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, como também visa assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro. Diante disso, o Instituto Monsenhor Hipólito proporciona atividades variadas, como: Aulas Interativas e Dinamizadas, Aulões de Preparação para o ENEM e Vestibulares, Projetos  Interdisciplinares, Orientação Vocacional/Profissional, Simulados, entre outras.

O principal objetivo é preparar os estudantes para a vida, por meio do conhecimento, orientando para uma educação transformadora, com os demais agentes educativos, em especial a família.

Atualmente, a escola trabalha com o Sistema Bernoulli de Ensino, em todo o Ensino Médio, e proporciona atividades de formação socioemocionais, especialmente, na disciplina Projeto de Vida e por meio de outros projetos de humanização e preparação espiritual e pessoal.

O Ensino Médio tem, entre as suas finalidades, a consolidação e o aprofundamento do que foi aprendido no Ensino Fundamental, preparando o estudante para a vida e para a continuação da formação acadêmica em nível superior.

A partir da nova organização do Ensino Médio, os saberes curriculares incluem quatro áreas:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

As mudanças têm sido acompanhadas pela Equipe Gestora e pelo Corpo Docente  que, em momentos de formação continuada, têm se envolvido com o processo de adequação do NOVO ENSINO MÉDIO, adaptando-se às novas perspectivas pedagógicas.

Orientações Gerais

  1. Em caso de acidente, a Escola entrará em contato com os pais ou responsáveis.
  2. O aluno deverá trazer a agenda diariamente assinada pelos pais ou responsáveis.
  3. Usar corretamente o material escolar, carteiras e instalações.
  4. Zelar pela limpeza do meio ambiente.
  5. Estar presente no desenvolvimento das atividades promovidas pela Escola.
  6. Demonstrar atitudes de respeito e de cortesia com o outro.

Horários:

Manhã: 7h00 às 12h20
Tarde: 13h10 às 18h20

  • Os portões serão abertos 20 minutos antes.
  • Os responsáveis pelos alunos deverão pegá-los nos horários estabelecidos, porém se não for possível, daremos uma tolerância de até 20 minutos.
Coordenação
Francisca Expedita Bezerra Costa
Hosana Umbelina de B.S. Barros

Contatos:
Telefone/WhatsApp: (89) 3422-1243
Clipescola

Disciplinas Curriculares

Recreação

Atividades físicas são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento pleno de crianças na Educação Infantil. Oferecemos aos nossos alunos atividades recreativas que os auxiliem a desenvolver não apenas suas habilidades motoras, mas também a sociabilidade, a afetividade e a autoconfiança. Nestas aulas contamos com um amplo espaço, que chamamos de Área Verde, além de muitos brinquedos, há uma grande área verde para as crianças terem contato com a natureza.

Artes Musicais

A música, para os alunos da Educação Infantil, é muito importante, por meio dela, a criança desenvolve habilidades como sua sensibilidade e percepção auditiva, estimula sua memória, sua noção de ritmo, criatividade, oralidade e autoexpressão. Nossas aulas de música também alimentam o gosto pela MPB, no estudo de alguns cantores que a compõem, para que os alunos possam, desde cedo, reconhecê-la e valorizá-la.

Matemática (Rodas de Cálculo)

O trabalho na Matemática, para a Educação Infantil, é feito de maneira contextualizada e bastante lúdica, por meio de materiais concretos, contagem e materiais como livros de histórias. Nossa abordagem leva a criança a desenvolver seu raciocínio lógico, seu cálculo mental e diferentes habilidades matemáticas.

Linguagem Oral e Linguagem Escrita

A todos os níveis da Educação Infantil, o estudo da Língua Portuguesa visa a desenvolver e a aprimorar os aspectos que antecedem a escrita, trabalha-se com a exposição verbal, a linguagem e o gosto pela leitura. Nesta faixa etária, a criança precisa estar em contato com seu nome e também uma variedade de textos (parlendas, trovas, poemas, trava-línguas, quadrinhas…) a fim de utilizar e entender a função da língua.

Ciências Humanas e Naturais (Pesquisa)

O trabalho de pesquisa em fontes diversas leva à descoberta de informações com autonomia neste processo de construção de um conhecimento, a criança conquista seu aprendizado com ciência de que foi por seu esforço e contando com suas habilidades e o apoio dos companheiros de turma nos trabalhos em grupos. Marca a memória e conecta disciplinas diversas a ampliação da extensão dos estudos feitos em sala de aula no processo das pesquisas, que em nossa escola é estudada como um conteúdo em si mesma, para de fato capacitar nossos alunos à sua prática. Cada turma pesquisa um tema específico, de acordo com o interesse e pertinência à faixa etária.

Artes Visuais

Em nossas aulas de artes visuais, oferecemos às crianças circunstâncias para que desenvolvam a expressão artística e a criatividade. Utilizamos massas de modelar, massas caseiras, tintas, colas coloridas e diversos outros materiais de artes. O trabalho com o desenho livre é constante, o professor, sempre atento, cria estímulos para a criança desenvolver seu grafismo. Há ainda o contato com os trabalhos e as biografias de diversos artistas plásticos, iniciando nossos alunos no interesse pela apreciação e pela valorização de diferentes peças de arte.  A escola conta também com uma parede de azulejos, no qual as crianças frequentam quinzenalmente. Nela são feitas pinturas com tintas.

Outras Atividades

Últimas Notícias

IMH promove Painel das Profissões para alunos do 3° ano do Ensino Médio

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou nos dias 26 e 27 de setembro, o “Painel das…


IMH promove Spelling Bee para os alunos do bilíngue

O Spelling Bee (Concurso de ortografia de inglês) do IMH é uma competição divertida e…