Sobre o Ensino Médio...
Do Ensino Médio – manhã e tarde.
O Novo Ensino Médio, etapa final do processo Formativo da Educação Básica, está fundamentado na Constituição Federal / 88, na lei 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na lei 13 415/2017, que altera a LDB e na resolução CNE/CEN nº 3 / 2018 que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
A Proposta Pedagógica do Novo Ensino Médio, no Instituto Monsenhor Hipólito, pauta-se em, constantemente, cumprir tudo aquilo que propicie atingir os fins da Educação Nacional, resguardando o que a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – propõe. Essa etapa de ensino, que deve ser composta por: Formação Geral Básica (Conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento), com carga horária total máxima de 1.800 horas, e Itinerários Formativos (Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional), com carga horária total mínima de 1.200 horas, busca consolidar a formação integral dos estudantes, com o desenvolvimento da autonomia necessária para a realização de seus projetos de vida, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, como também visa assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro. Diante disso, o Instituto Monsenhor Hipólito proporciona atividades variadas, como: Aulas Interativas e Dinamizadas, Aulões de Preparação para o ENEM e Vestibulares, Projetos Interdisciplinares, Orientação Vocacional/Profissional, Simulados, entre outras.
O principal objetivo é preparar os estudantes para a vida, por meio do conhecimento, orientando para uma educação transformadora, com os demais agentes educativos, em especial a família.
Atualmente, a escola trabalha com o Sistema Bernoulli de Ensino, em todo o Ensino Médio, e proporciona atividades de formação socioemocionais, especialmente, na disciplina Projeto de Vida e por meio de outros projetos de humanização e preparação espiritual e pessoal.
O Ensino Médio tem, entre as suas finalidades, a consolidação e o aprofundamento do que foi aprendido no Ensino Fundamental, preparando o estudante para a vida e para a continuação da formação acadêmica em nível superior.
A partir da nova organização do Ensino Médio, os saberes curriculares incluem quatro áreas:
- Linguagens e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
As mudanças têm sido acompanhadas pela Equipe Gestora e pelo Corpo Docente que, em momentos de formação continuada, têm se envolvido com o processo de adequação do NOVO ENSINO MÉDIO, adaptando-se às novas perspectivas pedagógicas.
Orientações Gerais
- Em caso de acidente, a Escola entrará em contato com os pais ou responsáveis.
- O aluno deverá trazer a agenda diariamente assinada pelos pais ou responsáveis.
- Usar corretamente o material escolar, carteiras e instalações.
- Zelar pela limpeza do meio ambiente.
- Estar presente no desenvolvimento das atividades promovidas pela Escola.
- Demonstrar atitudes de respeito e de cortesia com o outro.
Horários:
Manhã: 7h00 às 12h20
Tarde: 13h10 às 18h20
- Os portões serão abertos 20 minutos antes.
- Os responsáveis pelos alunos deverão pegá-los nos horários estabelecidos, porém se não for possível, daremos uma tolerância de até 20 minutos.
Disciplinas Curriculares
Outras Atividades
Últimas Notícias
IMH promove encontro formativo dos pais com Erika Gisele Lotz
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, um encontro de formação…
IMH realiza formação com todos os seus colaboradores
Na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou uma formação…