Fale Conosco

(89) 3422 1243

Ou visite-nos!

Domingos & Feriados | FECHADO

Seg - Sex | 7:00 - 17:00

Sábados das 8:00 as 12:00

 

Educação Infantil

Infantil II ao Infantil V

Sobre o Ensino Infantil...

De 01 ano e 11 meses a 05 anos e 11 meses.

Da  Educação Infantil – manhã e tarde.

DIFERENCIAS:

  • ENSINO BILÍNGUE.
  • ESCOLINHAS: Natação, Jiu-Jitsu, Handbol, Futsal
  • PROJETOS:

– Alimentação Saudável

– Gentileza no trânsito não tem idade.

– Meu amigo dentinho.

– Musicalização – DIN DON

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. É o momento em que as crianças terão as primeiras experiências de aprendizagem acontecendo em um momento formal e iniciarão a socialização de uma maneira mais estruturada e organizada.

Seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) – (Resolução CNE/CEB Nº 5/2009), Base Nacional Comum Curricular (2017) e do Currículo do Piauí (2019) é concebida como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças na faixa etária de dois a cinco anos e onze meses de idade, aos saberes cultural, artístico, científico e tecnológico.

Por isso, o Instituto Monsenhor Hipólito propõe, através de um olhar crítico e inovador criar condições que favoreçam o desenvolvimento integral da criança através de processos de ensino e aprendizagem colaborativos e tendo como centro os eixos estruturais: interação e brincadeiras à luz dos direitos de aprendizagem da criança de forma criativa, desafiadora, incentivadora e interacional, favorecendo, assim, uma aprendizagem significativa com o protagonismo infantil.

Diante das especificidades que conferem significados a cada modo de se viver e conceber a infância, a equipe pedagógica do Instituto Monsenhor Hipólito que atende a primeira etapa da Educação Básica, organiza práticas pedagógicas e mobiliza saberes com vistas a privilegiar o desenvolvimento integral de cada criança e fortalecendo a parceria família/escola, vínculos e afetos, indispensáveis para o desenvolvimento infantil.

O IMH, com uma educação voltada para atender as crianças a partir de 2 anos, preconiza os eixos estruturantes como pilares prioritários na formação da criança, respeitando a “leitura de mundo”, como defende Paulo Freire, acolhendo as experiências trazidas do vínculo familiar, intensificando-as na rotina diária, com vistas ao favorecimento de um rico e amplo desenvolvimento.

Orientações Gerais

  1. Em caso de acidente, a Escola entrará em contato com os pais ou responsáveis.
  2. O aluno deverá trazer a agenda diariamente assinada pelos pais ou responsáveis.
  3. Usar corretamente o material escolar, carteiras e instalações.
  4. Zelar pela limpeza do meio ambiente.
  5. Estar presente no desenvolvimento das atividades promovidas pela Escola.
  6. Demonstrar atitudes de respeito e de cortesia com o outro.

Horários:

Infantil II e III

Manhã: 7h às 11h30
Tarde: 13h às 17h30

 

Infantil IV e V

Manhã: 7h às 12h
Tarde: 13h às 18h

  • Os portões serão abertos 20 minutos antes.
  • Os responsáveis pelos alunos deverão pegá-los nos horários estabelecidos, porém se não for possível, daremos uma tolerância de até 20 minutos.

Uniforme

O uniforme é de uso obrigatório ao aluno.
O mesmo deverá estar sempre limpo e em bom estado de conservação.

a) Camisa e bermuda na cor e padrão do Colégio;
b) Calçado – SANDÁLIA MARROM OU PRETA (CONFORTÁVEL) modelo à vontade.;

Coordenação
Inês de Sousa Moura Borges
Telefone/WhatsApp: (89) 3422-1243
E-Mail: ines@imhpicos.com.br

Disciplinas Curriculares

Recreação

Atividades físicas são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento pleno de crianças na Educação Infantil. Oferecemos aos nossos alunos atividades recreativas que os auxiliem a desenvolver não apenas suas habilidades motoras, mas também a sociabilidade, a afetividade e a autoconfiança. Nestas aulas contamos com um amplo espaço, que chamamos de Área Verde, além de muitos brinquedos, há uma grande área verde para as crianças terem contato com a natureza.

Artes Musicais

A música, para os alunos da Educação Infantil, é muito importante, por meio dela, a criança desenvolve habilidades como sua sensibilidade e percepção auditiva, estimula sua memória, sua noção de ritmo, criatividade, oralidade e autoexpressão. Nossas aulas de música também alimentam o gosto pela MPB, no estudo de alguns cantores que a compõem, para que os alunos possam, desde cedo, reconhecê-la e valorizá-la.

Matemática (Rodas de Cálculo)

O trabalho na Matemática, para a Educação Infantil, é feito de maneira contextualizada e bastante lúdica, por meio de materiais concretos, contagem e materiais como livros de histórias. Nossa abordagem leva a criança a desenvolver seu raciocínio lógico, seu cálculo mental e diferentes habilidades matemáticas.

Ciências Humanas e Naturais (Pesquisa)

O trabalho de pesquisa em fontes diversas leva à descoberta de informações com autonomia neste processo de construção de um conhecimento, a criança conquista seu aprendizado com ciência de que foi por seu esforço e contando com suas habilidades e o apoio dos companheiros de turma nos trabalhos em grupos. Marca a memória e conecta disciplinas diversas a ampliação da extensão dos estudos feitos em sala de aula no processo das pesquisas, que em nossa escola é estudada como um conteúdo em si mesma, para de fato capacitar nossos alunos à sua prática. Cada turma pesquisa um tema específico, de acordo com o interesse e pertinência à faixa etária.

Linguagem Oral e Linguagem Escrita

A todos os níveis da Educação Infantil, o estudo da Língua Portuguesa visa a desenvolver e a aprimorar os aspectos que antecedem a escrita, trabalha-se com a exposição verbal, a linguagem e o gosto pela leitura. Nesta faixa etária, a criança precisa estar em contato com seu nome e também uma variedade de textos (parlendas, trovas, poemas, trava-línguas, quadrinhas…) a fim de utilizar e entender a função da língua.

Artes Visuais

Em nossas aulas de artes visuais, oferecemos às crianças circunstâncias para que desenvolvam a expressão artística e a criatividade. Utilizamos massas de modelar, massas caseiras, tintas, colas coloridas e diversos outros materiais de artes. O trabalho com o desenho livre é constante, o professor, sempre atento, cria estímulos para a criança desenvolver seu grafismo. Há ainda o contato com os trabalhos e as biografias de diversos artistas plásticos, iniciando nossos alunos no interesse pela apreciação e pela valorização de diferentes peças de arte.  A escola conta também com uma parede de azulejos, no qual as crianças frequentam quinzenalmente. Nela são feitas pinturas com tintas.

Outras Atividades

Últimas Notícias

IMH promove Painel das Profissões para alunos do 3° ano do Ensino Médio

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou nos dias 26 e 27 de setembro, o “Painel das…


IMH promove Spelling Bee para os alunos do bilíngue

O Spelling Bee (Concurso de ortografia de inglês) do IMH é uma competição divertida e…