Fale Conosco

(89) 3422 1243

Ou visite-nos!

Domingos & Feriados | FECHADO

Seg - Sex | 7:00 - 17:00

Sábados das 8:00 as 12:00

 

Ensino Fundamental – Anos Finais

Anos Finais - 6º ao 9º ano

Sobre o Ensino Fundamental...

Do  Ensino Fundamental – Anos Finais – manhã e tarde.

Em conformidade com a legislação vigente, o Ensino Fundamental Anos Finais, com duração de quatro anos atende aos alunos na faixa etária de 11 (onze) a 14 (quatorze) anos de idade.

Para atendimento a esse público-alvo, foi elaborada uma nova proposta curricular, coerente com as especificidades desses alunos, levando-se em conta as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica assegurada pela Base Nacional Comum Curricular.

A Base Nacional Comum Curricular (2017), apresenta o Ensino Fundamental em dois períodos: Anos Iniciais, que compreende do 1º ao 5º Ano e Anos Finais, se referindo do 6º ao 9º Ano. Partindo dessa organização, nossa proposta pedagógica, para esse segmento, também se alinha ao que está proposto no referido documento, fortalecendo as concepções apresentadas que buscam o desenvolvimento de sujeitos críticos, criativos, autônomos, solidários, democráticos, justos, inclusivos, sustentáveis e caracterizados por flexibilidade cognitiva. Para tantos desafios formativos, acreditamos que é essencial repensar e, constantemente, estarmos prontos para refletir sobre cada Área de Conhecimento com seus respectivos componentes curriculares.

As áreas de conhecimento apresentadas pela BNCC (2017) e reforçadas pelo Documento Curricular do Piauí (2019), são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

O Ensino Fundamental Anos Finais constrói  para esse segmento concomitante com as Áreas do Conhecimento, no decorrer dos 4 anos ,  projetos dinâmicos e atrativos visando desenvolver o protagonismo dos alunos . Projetos como : Gêneros Textuais, Olímpiadas externas e internas, Torneios, Experiências Químicas e Físicas, Alimentação Saudável, Desafios, Concursos de Poesia e Redação, Gentileza gera gentileza, entre outros.

Orientações Gerais

  1. Em caso de acidente, a Escola entrará em contato com os pais ou responsáveis.
  2. O aluno deverá trazer a agenda diariamente assinada pelos pais ou responsáveis.
  3. Usar corretamente o material escolar, carteiras e instalações.
  4. Zelar pela limpeza do meio ambiente.
  5. Estar presente no desenvolvimento das atividades promovidas pela Escola.
  6. Demonstrar atitudes de respeito e de cortesia com o outro.

Horários:

Manhã: 7h00 às 12h20
Tarde: 13h10 às 18h20

  • Os portões serão abertos 20 minutos antes.
  • Os responsáveis pelos alunos deverão pegá-los nos horários estabelecidos, porém se não for possível, daremos uma tolerância de até 20 minutos.
Coordenação
Denise Maria Rodrigues Morais
Josimary de Moura Santos

Contatos:
Telefone/WhatsApp: (89) 3422-1243
Clipescola

Disciplinas Curriculares

Área de Matemática e suas Tecnologias

A educação matemática é um conhecimento fulcral para o entendimento de várias questões que acompanharão a vida do estudante.

Ressalta-se ainda, a importância do componente que, por meio da resolução de problemas do dia-a-dia, leve o aluno dos Anos Finais a articular os diversos campos da Matemática – A Álgebra, Geometrias, Grandezas e medidas, Estatística e Probabilidade – e, ainda, a desenvolver a capacidade de agir nas mais diversas situações, dentro e fora da escola. O objetivo é que o aluno amparado pelos processos matemáticos tenha cada vez mais autonomia para criar, solucionar e tomar decisões.

Área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

O estudo de Ciências no Ensino Fundamental pretende enriquecer e complementar o entendimento das múltiplas relações físicas, químicas, biológicas, geológicas, dentre outras, que ocorrem no ambiente.

Nessa perspectiva, essa área tem muito a ofertar e possibilitar, pois tem a capacidade de desenvolver no aluno, conhecimentos que promovam a interação da vida como o contexto ambiental, com as implicações psicológicas, sociais, culturais, políticas, tecnológicas e econômicas.

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

A área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental está organizada em dois componentes curriculares:  História e Geografia. O grande objetivo da área é possibilitar reflexões e tomadas de consciência dos estudantes sobre a própria existência, o significado dos direitos humanos, além da autonomia e a responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações.

Assim, com o desenvolvimento dessas competências, espera-se que o aluno adquira uma atitude investigativa, criativa, crítica, dialógica, sustentável diante das questões sociais, interferindo e promovendo transformações no meio em que vive, a partir da consciência sobre si mesmo.

Área de Linguagem e suas Tecnologias

Tendo como base esses documentos, os campos de atuação orientam e norteiam o trabalho em Língua Portuguesa. São eles: Campo Artístico-Literário, Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa, Campo Jornalístico-Midiático e Campo de atuação na Vida Pública. Busca-se compreender as diversas formas de manifestação da linguagem estabelecendo eixos organizadores correspondentes às práticas da leitura, escuta, produção de textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias . A Área de Linguagem abrange os segmentos  Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Língua Espanhola, Educação Física para dialogar  com os Campos de atuação.

Outras Atividades

Últimas Notícias

IMH promove Painel das Profissões para alunos do 3° ano do Ensino Médio

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou nos dias 26 e 27 de setembro, o “Painel das…


IMH promove Spelling Bee para os alunos do bilíngue

O Spelling Bee (Concurso de ortografia de inglês) do IMH é uma competição divertida e…