Foto: Folha Atual
Em uma coletiva de imprensa realizada, na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, os alunos do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), que foram destaques em olimpíadas nacionais ganhando medalhas neste ano de 2022, falaram sobre as conquistas e o sentimento de representar a escola nas competições.
As conquistas em Olimpíadas nas diversas áreas do Conhecimento possibilitam ao alunado maior conhecimento, avaliação da aprendizagem e, ainda, possibilidade para ingressar em Universidades.
Os alunos Felipe Matheus, Layna Martins, Débora Rodrigues, Ana Luiza, Darla e Lorena Moura conquistaram medalhas de prata na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e medalhas de ouro na jornada de foguetes, realizada no Rio de Janeiro (RJ).
Medalhistas na Mostra Brasileira de Foguetes
As alunas Ana Luíza e Layla Martins destacaram a importância da equipe do IMH para a conquista. “Foi uma experiência sem igual e isso porque tivemos o apoio dos nossos professores e toda a Instituição. A irmã Ana Tereza e todas as irmãs foram essenciais para o nosso aprendizado”, disse Layla Martins.
Aluna Ana Luíza
Aluna Layla Martins
O professor do IMH, Pedro Luz, que acompanhou os alunos falou sobre a importância de alinhar as Olimpíadas e o Ensino Básico. “A escola dá um apoio muito grande para a questão olímpica, mas sem deixar de lado o ensino normal. Nós entendemos que a questão olímpica veio para reforçar esse ensino e é por isso que nós incentivamos que eles participem, mas quem decide são eles, e são eles que escolhem de quais áreas e olimpíadas querem participar”, disse o professor.
Professor Pedro Luz
Na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra, o aluno Joaquim Francisco recebeu uma medalha de prata a nível nacional, na UNICAMP, e uma de ouro, a nível estadual.
Alunos medalhistas na Olimpíada de Geografia e Ciências da Terra
O aluno Kauan Victor também se destacou e recebeu uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia, a nível estadual, e uma medalha de ouro, a nível Nacional, enquanto o aluno Tiago Sátiro, ganhou três medalhas de ouro, sendo elas, na Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra, estadual e nacional, e na Olimpíada Brasileira de Geografia, estadual, e ainda, uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia Nacional.
O aluno do IMH, Tiago Sátiro, destacou a alegria por conquistar as medalhas. “Foi um trabalho em equipe e foi muito desafiador, mas também gratificante porque conseguimos aprender muito e crescer muito como pessoa. Foi uma honra representar o Piauí e também o IMH”, disse o aluno.
Aluno Tiago Sátiro
A professora de Geografia do IMH, Lourdes Silva, falou sobre a dedicação que os alunos tiveram durante as Olimpíadas. “Durante esse período das Olimpíadas, nós contamos com o apoio do IMH, com os demais professores e equipe e, principalmente, com a disposição dos alunos, então eu fico muito agradecida porque é um trabalho conjunto e voltado para a construção de conhecimentos. As Olimpíadas são justamente a coroação desse conhecimento”, disse a professora.
Professora Lourdes Silva
A equipe do IMH na Olimpíada Brasileira de Geografia foi a 8° melhor equipe das que estiveram participando em todo o país.
A aluna do IMH, Maria Eduarda da Silva Oliveira, também conquistou o primeiro lugar na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil, na fase nacional, na categoria de escolas privadas à nível médio, e recebeu medalha de ouro pelo desempenho na prova.
Maria Eduarda foi ouro na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil
Alunos medalhistas foram aplaudidos pelos professores reunidos em evento na escola
Alunos participaram de entrevista coletiva