O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), através dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, promoveram na noite desta sexta-feira, 10 de junho, na Quadra Poliesportiva do colégio, um evento em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo entre os dias 13 a 17 de fevereiro de 1922.
Confira AQUI mais imagens!
O evento foi aberto pelo professor de História, Ronaldo Moura, que fez a contextualização realização da Semana de Arte Moderna, sendo seguido pela professora Ionara Hipólito, que falou sobre a mensagem do cartaz da Semana de Arte Moderna.
A programação teve continuidade por meio de dramatizações, de poema, da música e danças que relembraram sobre a origem da ideia da criação da Semana de Arte Moderna, a temática e como foi sua realização.
Dramatizações recordaram Semana de Arte Moderna
No final, os participantes do encontro foram convidados a visitar à Mostra de Pinturas, Escrituras e Desenhos, produzidos pelos alunos da 2ª Série, expostos no local do evento.
Mostra foi realizada no final do evento
“O Instituto Monsenhor Hipólito celebra em comunhão com os acontecimentos voltados para a educação, como por exemplo, a Semana de Arte Moderna, com o projeto brilhante do professor Ronaldo, onde ele traz através das habilidades e competências dos alunos o que aconteceu em 1922. O ensinamento sai da sala de aula para o palco, para o teatro, para a música, para poesia e a gente fica encantada e agradecida pelo trabalho realizado”, destacou a Irmã Ana Tereza, diretora do IMH.
Irmã Ana Tereza, diretora do IMH
A ativista cultural, Marli Veloso, que é mãe dos alunos Henrique e Ana Clarissa, classificou positivamente a realização do evento. “Esse momento é de fundamental importância para a gente entender o nosso atual momento histórico e cultural. A Semana de Arte Moderna trouxe perspectivas para a arte brasileira que até então não existia, então muito do que nós vivenciamos nesses últimos séculos devemos aos escritores e artistas que pensaram e realizaram a Semana de Arte Moderna. Naquela época muitas vozes não tinham espaço, onde muitas produções literárias não eram valorizadas e a Semana abriu essa possibilidade para incluir diversas manifestações culturais, sendo absolutamente transformadora para história de nosso país”, disse.
Marli Veloso, mãe de alunos do IMH
Ronaldo Moura, coordenador do evento, falou sobre o objetivo do encontro. “Este evento é relacionado a comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, e tem como objetivo resgatar essa memória desse evento como também fazer com que os alunos desenvolvam suas habilidades. Nós temos aqui, como pode ser vista nesta noite, vários talentos”, finalizou.
Professor Ronaldo Moura