Nesta quinta-feira, 20, alunos do 6º ao 9º ano do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) participam do projeto “Gêneros Textuais: uma forma de interpretar a realidade”.
A ação acontece na escola há cerca de três anos e tem o objetivo de desenvolver a intepretação de texto, assim como trabalhar quesitos como oralidade, expressão corporal e escrita.
“Percebemos que hoje a maior dificuldade dos alunos é de interpretar textos e os gêneros textuais fazem parte do nosso dia-a-dia. Está é a primeira etapa do projeto, onde os textos produzidos estão sendo apresentados em sala de aula”, explicou a professor de língua portuguesa, Irlane Veloso.
Entre os gêneros trabalhados estão, poema, paródia, folclore, teatro, charge, documentários, tirinhas, blog, entre outros. Este ano o projeto tem como tema central a gentileza, além disso, a edição possui a ação social “Faça uma criança feliz”, onde os alunos irão doar brinquedos que serão entregues às crianças carentes do município.
“Na próxima semana acontecerá a prática onde os alunos irão dramatizar os textos trabalhados. Este é um projeto muito abrangente que ensina os alunos a trabalharem em grupo. O que acho mais interessante é que a ação nos faz descobrir os talentos escondidos, muitas vezes temos alunos que não se dão bem na prova de português, mas se sobressaem no projeto”, relatou a professora.
Fonte: http://www.picos40graus.com.br/site/materia/5469/alunos-do-imh-participam-de-exposicoes-sobre-generos-textuais