Foto: Folha Atual
Em um ato solene realizado na noite da última sexta-feira, 26 de agosto, no Auditório do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), em Picos, 29 alunos que se destacaram em exames da Cambrigde English Language Assessment (Rede global que oferece uma forma estruturada de melhorar o inglês), foram agraciados com Certificações Internacionais.
Confira AQUI mais imagens!
Os alunos certificados fazem parte do programa Bilíngue, desenvolvido pelo IMH, onde eles têm diariamente contato com o idioma inglês, sendo trabalhado na escola como uma ferramenta comunicacional, tendo aulas de matemática, de português, história, geografia, usando a língua inglesa.
Para estarem aptos a receber os certificados, os alunos do IMH foram submetidos aos exames YLE – STARTERS, MOVERS, FLYERS e KEY, da Cambrigde English, que aconteceram em novembro do ano passado, onde foram avaliados na habilidade de compreensão escrita (reading), compreensão auditiva (listening), prática escrita (writing) e prática oral (speaking).
Ato solene contou com participação de alunos e familiares
O ato solene de certificação foi aberto pela acolhida das estrelas da noites, os alunos bilíngues do IMH. Em seguida aconteceu a entrada das bandeiras do Brasil, Piauí, do IMH, Reino Unido e dos Estados Unidos, conduzida pelos alunos e entoação dos hinos oficiais.
A coordenadora do programa Bilíngue no IMH, Andréia Marcos, deu prosseguimento falando sobre a importância das certificações internacionais, e ainda, sobre a conquista do IMH que mais um ano recebeu o selo como um “Centro Preparatório de Cambridge”, sendo a única escola da cidade de Picos de preparação para os exames.
Coordenadora do Bilíngue, Andréia Marcos
IMH recebe mais um ano o Selo de Centro Preparatório de Cambridge
A programação teve continuidade com a apresentação de um vídeo da diretora executiva da Cambridge English Language Assessment, Juliet Wilson.
Em seguida aconteceu um momento orante com os alunos Thalles Torchia e Isabella Bezerra, e também, uma apresentação musical orante, denominada de “Mary, Did you Know?”, conduzida pelo pai cordimariano, Joilse Tomaz, e a filha bilíngue, Sofia Tomaz, com participação da esposa, Renata Tomaz.
Alunos Thalles Torchia e Isabella Bezerra
Joilse Tomaz com filha e esposa na apresentação musical orante
Logo após, aconteceu um momento de agradecimento com a diretora do IMH, Irmã Ana Tereza, e o aluno bilíngue, Ítalo Moura.
Aluno Ítalo Moura
O encontro festivo teve continuidade com o momento mais esperado da noite, a entrega dos Certificados Internacionais para os alunos, que na oportunidade estavam acompanhados de familiares.
Alunos recebem Certificações Internacionais
A solenidade foi encerrada com um momento de expressão cultural, representando a gratidão por um mais um ano de conquista, com a teacher, Thariny Moura, e a aluna Bilíngue, Maria Valentina.
Professora de Inglês, Thariny e a aluna Maria Valentina
“Esta certificação tem uma grandeza, uma importância que vocês pais não imaginam a imensidão. Eu acredito que a emoção, o sentimento, a alegria e a satisfação de cada um de vocês nesta noite é muito grande, de poder receber o certificado que lhe dá direito a ir além das fronteiras. Onde quer que vocês estejam crianças, jovens, adolescentes, vocês terão sucesso, sobretudo, felicidade. Gratidão pelo apoio de vocês queridos pais, por acreditarem em nosso trabalho e caminharmos juntos fazendo nova todas as coisas. Os filhos de vocês fazem a diferença e isso é altamente significativo para todos nós”, destacou a Irmã Ana Tereza.
Irmã Ana Tereza
O pai cordimariano, Joilse Tomaz, manifestou sua alegria em participar do momento. “Estou muito feliz com a certificação de minha filha Sofia. Considero uma data muito importante, pois o inglês é fundamental na vida de qualquer profissional. Fico feliz também com a atitude do IMH em poder certificar os nosso filhos numa das escola mais importantes do mundo, que é Cambrigde, então sentimos orgulhoso e felicidade em poder participar de um momento como este”, destacou.
Joilse Tomaz, pai cordimariano
No final, a nossa reportagem também conversou com as alunas bilíngues, Éllen Isadora Santos Gomes e Alana Antonel Yana Vieira Araújo, que também externaram seus sentimentos quanto a certificação.
“Foi muito importante para mim está certificação, pois me esforcei bastante desde o início para ganhar este reconhecimento. A escola vem sempre ressaltando para nós a importância do aprofundamento na língua inglesa e quanto isso poderá influenciar em nossas carreiras profissionais, com isso temos nos esforçado”, disse Éllen Isadora.
Aluna Éllen Isadora
Já Alana Araújo classificou muito importante a participação na realização dos exames da Crambrigde, pois segundo ela oportuniza uma grande aprendizagem. “Esta certificação é um salto para que possamos concorrer com os melhores de cada categoria. Recebemos o apoio da família, mas principalmente da escola, onde nos prepara para provas internacionais e olimpíadas em geral”, finalizou.
Aluna Alana Araújo