Foto: Divulgação
A aluna do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), Maria Eduarda da Silva Oliveira, 16 anos, vem fazendo história com diversas conquistas em participação de Olimpíadas. Após vencer as três primeiras etapas realizadas no Piauí, a jovem estudante conquistou o primeiro lugar na Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil.
A Olimpíada foi composta por quatro fases, sendo três delas presenciais na cidade de Picos, e a última também presencial em Brasília (DF), com questões relacionadas sobre a história da Independência do país. Ao todo, 15 mil estudantes do Brasil participaram da Olimpíada.
A última fase da competição foi realizada durante a 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada no dia 1º de dezembro deste ano, no Parque das Cidades, em Brasília (DF), onde 27 vencedores na categoria SÊNIOR (Ensino Médio), um de cada estado, mostraram seus domínios sobre os 200 da Independência. Outros 27 alunos, na categoria Junior, também disputaram medalhas, sendo campeão outro piauiense, representante de Teresina.
Alunos de todos os estados brasileiros que participaram da fase final da olimpíada
Além do Estado do Piauí, Maria Eduarda representou no evento o Instituto Monsenhor Hipólito, de Picos (PI), na categoria de escolas privadas à nível médio, e recebeu medalha de ouro pelo desempenho na prova.
Em entrevista ao Folha Atual, Maria Eduarda destacou seu sentimento de gratidão em poder participar da olimpíada representando seu estado. “Pra mim essa experiência teve um sentimento indescritível, não só por estar representando o IMH, que é minha segunda casa durante tantos anos e aonde adquiri tantos conhecimentos, mas também por representar todo o estado e levar o nome de diversos alunos que participaram e se esforçaram nessa olimpíada. Eu fico muito honrada de poder fazer parte dessa olímpiada e de entrar realmente nos livros da história, pois essa Olimpíada do Bicentenário é única”, afirmou.
Maria Eduarda também destacou que a olimpíada abordou os principais fatos do processo de independência, bem como a biografia dos principais participantes envolvidos, a participação popular e a relação entre Brasil e Portugal. A jovem se mostrou confiante pela preparação recebida no IMH.
“Tiveram bastante temas importantes e essa é uma prova que foca bastante nos detalhes, como datas, textos imensos para interpretação, pintura e diversas outras áreas do conhecimento, não só a história. O IMH tem uma equipe da área de humanas maravilhosa que me ajudou bastante. Os professores da escola, Ronaldo e Cláudio Roberto, me deram muito apoio, nós fizemos até aulas no contra turno, que eles deram de forma gratuita. Também tivemos várias aulas online, leitura de diversos livros e materiais, então com certeza o IMH me ajudou bastante nessa preparação”, completou.
Durante o evento em Brasília, a aluna esteve acompanhada de sua mãe, Gardênia Oliveira, que falou de sua felicidade pela conquista da filha.
Maria Eduarda com sua mãe, Gardênia Oliveira
“Meu sentimento foi de muita gratidão, principalmente a Deus por ter nos honrado com essa grande conquista. Eu estive presente representando toda a nossa família e a escola, pois ela mesma chama o IMH de segunda casa, pois é lá que adquire e aprimora seus conhecimentos para a realização de seus sonhos. Tudo isso é muito gratificante e eu peço a ela que continue sempre nessa linha de conquistas, pois nós estaremos sempre lhe aplaudindo”, afirmou.
Ao longo do ano, a jovem recebeu várias medalhas pelo desempenho em atividades interescolares e outras olimpíadas desenvolvidas pelas áreas de linguagens, ciências da natureza, exatas e humanas, chegando a ser campeã em nível estadual e nacional. Recentemente, a aluna conquistou também ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciência da Terra.
Segundo o professor de humanas do IMH, Ronaldo Moura, que orientou a estudante Maria Eduarda para a olimpíada, a conquista é um conjunto da preparação dada pelo IMH com o esforço e dedicação da aluna.
Professor Ronaldo, do IMH, orientou aluna para olímpíada
“Essa conquista da Maria Eduarda tem um grande apoio da área de humanas do Instituto Monsenhor Hipólito, como também do corpo diretivo da escola. Ela sempre teve um histórico de estudo, dedicação e interesse. É uma excelente aluna não somente no quesito notas, mas também no quesito disciplina, interesse e princípios, ou seja, é uma aluna excelente em todos os aspectos e a prova disso é que reflete nas suas conquistas. Vemos com isso que o IMH está projetando valores e conhecimentos não somente a nível local, na cidade de Picos e no Estado, mas também um conhecimento que se destaca a nível nacional”, afirmou o professor.
A Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil foi realizada pelos Ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Turismo e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Maria Eduarda reside no vizinho município de Vera Mendes (PI), onde estudou até os 07 anos, começando logo em seguida seus estudos no IMH. A estudante sonha em ser médica.