O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu nesta segunda-feira, 03 de junho, no Auditório da escola, o XII Café Filosófico. O projeto foi idealizado pelo professor Cláudio Roberto, e neste ano refletiu sobre o tema “Energias Renováveis e Proteção Ambiental no Brasil”.
Veja AQUI mais imagens!
O primeiro momento do evento teve início com a composição da mesa de honra e entrada das bandeiras.
Em seguida, houve a execução do hino nacional e uma apresentação cultural através de uma dança sob coordenação da professora Larissa.
Logo após, houve as falas do coordenador do projeto, professor Cláudio Roberto, e da diretora do IMH, Irmã Ana Tereza.
O segundo momento do evento iniciou com uma palestra através do palestrante Ricardo Rico, que falou sobre o Pacto Global e a ODS da ONU.
A segunda palestra refletiu sobre “A evolução história da matriz energética brasileira”, por meio do professor Higo Meneses. Em seguida, houve uma terceira palestra com Jhenys Maiker sobre “Energias alternativas e impactos ambientais”.
Logo após, o professor Benedicto Reinaldo explicou sobre “A importância da energia solar”.
Após um intervalo, a professora Glácia Lopes falou sobre o impacto Socioeconômico dos Parques Eólico.
A última palestra foi realizada pelo professor Tupinambá Coutinho sobre os impactos positivos da energia solar no meio ambiente.
Logo após, foi realizada uma plenária e o encerramento através da entrega de lembrancinhas aos palestrantres.
Coordenador de humanas, professor Cláudio Roberto
“Quero aqui agradecer a todos os envolvidos neste projeto, onde temos a colaboração de todas as demais áreas, todos os professores, toda a casa. Eu quero agradecer aqui, um a um, dos nossos assessores pela sua disponibilidade e dizer que esse projeto vai continuar trazendo cada vez mais debates sobre temas importantes”, disse o professor Cláudio Roberto.
Isabelle Sousa
A aluna Isabelle Sousa, do 3° ano B falou da importância do evento. “Está sendo um evento muito proveitoso, porque todos os professores trouxeram assuntos que são de extrema importância para a nossa atualidade. Justamente para nós, do terceiro ano, que estamos aí dispostos ao Enem esse ano, e vestibulares, então acho importante essa abordagem da escola trazer esse tema justamente porque faz referência também às ODSs”, disse a aluna.
Mariana Gonçalves
A aluna Mariana Gonçalves da 3ª Série B destacou a alegria pela participação do evento. “Eu achei um evento super enriquecedor. Aqui nós tivemos a oportunidade de trocar conhecimentos e aprender cada vez mais. São temáticas realmente essenciais e aprendi bastante”, disse a aluna.
Os palestrantes também falaram sobre o evento.
Ricardo Rico
“Eu trouxe uma mensagem sobre o Pacto Global nos colocar no centro como processor de transformação da sociedade, levando-nos a cuidar da casa, enfim, cuidar do meio ambiente na sua totalidade. É de suma importância trazer esse tema para a escola porque isso que estudamos hoje pode ser futuro tema de redação do Enem e a juventude precisa se inteirar desses temas que são complexos, mas importantes para nosso dia a dia”, disse Ricardo Francisco (Rico).
Benedicto Reinaldo
“Esse é um evento que marca o histórico do IMH, mais uma vez inovando com o Café Filosófico e com esses profissionais que são muitos capacitados. Eu torço para que o Instituto Monsenhor Hipólito continue inovando. São eventos que oferecem conhecimentos para os alunos e que trazem uma visão da realidade. Hoje o debate foi sobre uma questão muito necessária que é o Meio Ambiente”, disse o professor Benedicto Reinaldo.
Jhenys Maiker
“Eu gostei bastante desse evento, onde participaram aqui profissionais extremamente capacitados. Foi uma nova perspectiva para mim e acredito que para os outros alunos também visto que trabalhamos as energias alternativas. Eu vejo que o Piauí está sendo referência na geração de energias renováveis e nós temos que interiorizar esses conhecimentos sobre o tema, que tem que ficar cada vez mais abrangente e chegar aos alunos que são o futuro”, Jhenys Maiker.
Higo Meneses
“Eu já tenho esse parceria com o Instituto Monsenhor Hipólito porque eu enxergo a pedagogia que é trabalhada aqui como algo humanista e que forma o cidadão. O IMH não é um instituição que treina alunos para resolver questões, ele promove o debate, a reflexão e põe em pratica aquilo que a nossa legislação educacional prevê que é a formação para o cidadão”, disse Higo Meneses.
Glácia Lopes
“Eu trouxe para este debate pontos de questionamentos para que os alunos ponderem os pontos positivos e todos os aspectos negativos em relação as energias renováveis. Eu fiz questão de pontuar os impactos sociais da instalação desses empreendimentos na região de Picos. Esses momentos em que os alunos têm oportunidade de conhecer de maneira mais aprofundada, debater e questionar as coisas, são sempre enriquicedores, pois a educação não quer responder perguntas, mas ensinar a fazer perguntas e foi o que dissemos aqui hoje”, disse Glácia Lopes.