O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou nesta quarta-feira, 20 de março, uma cerimônia de premiação e certificação dos alunos destaques em Olímpiadas externas realizadas durante o ano de 2023, e também, deu posse aos novos Líderes de Classes 2024.
Veja AQUI mais imagens!
A cerimônia aconteceu no Auditório da Escola e teve como objetivo homenagear os alunos medalhistas em Olimpíadas e dá boas-vindas aos líderes cordimarianos, que têm a missão de viabilizar a participação de todos, sendo também um elo de diálogo entre Turma e Escola.
O evento teve início com a entrada dos alunos líderes de classes que traziam consigo a imagem de Jesus Cristo, simbolizando o maior líder, e representações de valores que norteiam o trabalho de liderança em sala de aula, como por exemplo, responsabilidade, resiliência, fé, ética, amor, generosidade e outras.
Momento de entrada dos líderes
Logo após, houve um momento orante com a reza do Pai Nosso e a Ave Maria, seguido pela entoação do Hino Nacional e contemplação das bandeiras do Brasil, Piauí, do Município, do IMH e da Rede Cordimariana.
Participantes da solenidade
O evento continuou com a fala da diretora do IMH, Irmã Ana Tereza, que falou sobre as novas conquistas dos alunos.
Irmã Ana Tereza, diretora do IMH
“Essa é uma noite ímpar onde nós pudemos reunir famílias, professores e alunos para comemorar as conquistas do ano de 2023 e também dar posse aos novos líderes, então, é um momento de alegria, de gratidão e de reconhecimento da missão que exercemos como educadores, uma missão que busca excelência e o compromisso com a Fé e o Saber. Só temos que agradecer aos professores, aos colaboradores dessa casa e às famílias que confiam na nossa proposta educativa”, disse a diretora.
Em seguida, de pé, os líderes proferiram o juramento, que foi conduzido pelo aluno Kalyl.
Juramento foi conduzido pelo aluno Kalyl
Logo após, houve a entrega dos crachás para os líderes de classes do 4° Ano do Ensino Fundamental ao 3° Ano do Ensino Médio, ocasião em que os familiares destes alunos participaram efetivamente do ato.
Entrega de crachás para os líderes de classes
Dando continuidade ao evento, aconteceu o momento de premiação e certificação dos alunos destaques em Olímpiadas realizadas em 2023, dentre as quais, Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), Olímpiada Nacional de Ciências (ONC), The Big Chalenge, Olímpiada de Literatura e Olímpiada Brasileira de Biotecnologia.
Medalhas Olímpicas foram entregues
Outro momento emocionante da solenidade foi quando a aluna Maria Eduarda conduziu a entrega simbólica do certificado “Escola Destaque Nacional 2023” para a comunidade dirigente do IMH e colaboradores presentes.
Aluna entrega prêmio conquistado pelo IMH
Em seu pronunciamento, a aluna Maria Eduarda, falou de sua experiência como líder de classe, num período de 06 anos, deixou uma mensagem de encorajamento para os novos líderes, e ainda, enalteceu o IMH pela forma que sempre conduziu o ensino-aprendizado. Veja AQUI discurso da aluna na íntegra!
Maria Eduarda durante seu discurso
O professor de língua portuguesa, Giancarlo, falou sobre o momento vivenciado. “A minha avaliação vai muito além do que aconteceu na solenidade de hoje, estamos em um momento muito importante que é a comemoração dos 80 anos no Instituto Monsenhor Hipólito, que é destaque a nível nacional. Temos ex-alunos que estudam fora do país e que tiveram a oportunidade de estudar aqui conosco. A premiação desta escola mostra que o trabalho em equipe tem sido produtivo”, disse o professor.
Professor Giancarlo
Jevelyny Rosa, mãe do aluno João Paulo, falou da alegria da conquista do filho. “Meu filho foi homenageado com duas medalhas e um certificado e isso deixou nossa família emocionada. Eu sou mãe cordimariana e ex-aluna desta escola, então, posso afirmar que o IMH prepara o aluno para a vida, tanto emocional quanto espiritual”, relatou a mãe.
Jevelyny com a família
Já Gardênia Oliveira, mãe da aluna Maria Eduarda, que cursa o 3º Ano do Ensino Médio, também deixou sua mensagem. “Uma avaliação muito positiva deste momento. A educação cordimariana faz parte da história deste município e graças à Deus faz parte também da educação de minha filha. Estou muito orgulhosa dela que sairá desta Casa com grandes vitórias”, destacou.
Gardênia Oliveira
Nossa reportagem também conversou com o aluno Luís Eduardo, que ficou em 1º lugar no Nordeste na Olimpíada de Biologia, e com o seu pai, Eduardo Fontes, que expressou seu sentimento.
“Muito feliz em estar hoje sendo homenageado pelas conquistas em Olimpíadas que participei. Agradeço aos professores do IMH que sempre me auxiliaram e aos meus pais pelo apoio”, disse o aluno Luís Eduardo.
Aluno Luís Eduardo conquistou 1º lugar no Nordeste
“Meu filho foi contemplado com várias medalhas e um troféu de 1º lugar no Nordeste. São dois sentimentos que sinto nesta noite, um de orgulho e também de gratidão a toda esta equipe que sempre lhe apoiou”, finalizou o pai Eduardo Fontes.
Eduardo Fontes, pai de Luís Eduardo