Foto: Folha Atual
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu, entre os dias 13 e 16 de dezembro, a Jornada Pedagógica 2023. O evento, que trouxe como tema “Acolher com Ternura, Preparar com Alegria e Conquistar com Excelência: Eis a Nossa Missão”, teve como objetivo preparar os educadores e demais colaboradores da instituição para o ano letivo de 2023.
Imagens AQUI (álbum I)
Imagens AQUI (álbum II)
A Jornada Pedagógica contou com uma ampla programação de palestras, momentos de reflexão e dinâmicas, voltadas para temas de relevância para a instituição, educadores e demais funcionários.
A programação do evento teve seu início na manhã da última terça-feira, (13), com um momento orante, seguido pela palestra que tratou sobre a temática “Autoperformance do Educador Cordimariano: Cuidando de si para cuidar do outro”, ministrada pelo psicólogo Carlos Augusto Donato, além de uma palestra sobre “Equilíbrio Energético do corpo”, através da Terapeuta Holística- Mirian Costa.
Psicólogo Carlos Donato
Na ocasião, os profissionais do IMH fizeram uma homenagem e entregaram presentes para a diretora irmã Ana Tereza, que estava completando mais um ano de vida.
Momento de homenagem para Irmã Ana Tereza pelo seu aniversário
A programação teve continuidade durante a tarde com um encontro interativo com a educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio: Avaliações das ações e projetos-2022, através da coordenação pedagógica do nível.
Na quarta-feira pela manhã (14) foi feito o momento Orante, seguido da palestra: “Justiça restaurativa na escola: caminho para solução de conflitos e construção da paz”, através da Promotora de justiça, Itanielly Rotondo Sá.
Promotora Itanielly Rotondo Sá
A promotora de justiça, Itanielly Rotondo Sá, uma das palestrantesfalou sobre a importância de momentos como estes para os professores e alunos. “É um tema muito importante e que precisa ser trabalhado nas escolas. Eu vejo a necessidade de trazer para os professores assuntos que estejam ligados ao processo de desenvolvimento dos alunos. Iniciativas como estas por parte da escola, contribuem para um enriquecimento profissional e pessoal”, disse a promotora.
Após um breve intervalo o público assistiu uma segunda palestra que teve como tema “O Pacto Educativo Global na escola cordimariana: Princípios de formação humana”, por meio da irmã, Regiane do Nascimento.
Irmã Regiane durante sua palestra
A tarde, houve o encontro interativo com o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: Projeções – Projeto 2023, seguido por uma palestra com tema “Primeiros Socorros com a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos iniciais”, com Paloma Lustosa Martins do Vale e uma oficina para vídeo Maker.
Informações sobre primeiros socorros
Oficina de Vídeo Maker
Na quinta-feira (15) pela manhã foi realizado um momento orante, seguido pela palestra “Educação 5.0: Pesquisa-ação humanizando com o uso de metodologias ativas” com o Me. Ricardo Francisco da Silva e com a Consultora do sistema positivo, Lúzia Martins, que falou sobre “Engajamento dos professores na melhoria do processo de ensino e aprendizagem na educação básica”.
Palestra com Ricardo Silva
A tarde, Lúzia Martins falou sobre “Educação Infantil e planejamento em foco” e o Me. Ricardo Francisco da Silva sobre os diferenciais para performance profissional.
O evento continuou na sexta-feira (16), onde houve um momento orante, seguido pela palestra “Cocriando Saberes, Resinificando a Aprendizagem” com a consultora do sistema Bernoulli, Cecília Resende e o planejamento por níveis de ensino.
Todos os dias foram realizados momentos orantes
A jornada pedagógica foi encerrada com homenagens e a entrega de certificados para os professores, coordenadores e equipes da instituição de ensino.
No final foi entregue certificados para todos os participantes
A diretora do IMH, irmã Ana Tereza, falou sobre a importância que os professores têm para os alunos. “Esse é um momento muito importante porque sempre temos o desejo de melhorar e de fazer a diferença no mundo, e o nosso papel é dar testemunho e encantar cada um dos nossos alunos. Eles têm que sentir a missão que os professores exercem, o amor com que fazem acontecer a educação cordimariana, para que a partir daí, tenhamos uma educação diferenciada, de construção, confiança, ética e principalmente respeito”, disse a diretora.
Irmã Ana Tereza, diretora
A professora do IMH, Rosiara Araújo, destacou o conhecimento que foi adquirido durante a jornada. “Nossa jornada 2023 foi bastante tocante. Nesta sexta-feira foi um dos dias mais especiais e emocionantes, onde pudemos desenvolver um olhar mais voltado para a educação global, um olhar de uma educação sustentável e essa é a nossa bandeira, construir cidadãos justos para a sociedade”, disse a professora.
Professora Rosiara Araújo
Já o professor Mário Adriano, também destacou a relevância do evento para os profissionais da escola. “Eu adquiri muito aprendizado e vejo que esse evento é muito relevante porque traz várias temáticas como a questão da saúde mental, a valorização do professor e, principalmente, o aspecto de humanizar e ampliar os conteúdos, é algo realmente proveitoso”, disse o professor.
Professor Mário Adriano
O palestrante Ricardo Silva disse que a Jornada irá beneficiar tantos professores e profissionais do IMH quanto os alunos.
Ricardo Silva falou sobre a Jornada
“Esse momento é de extrema importância, porque planejamos dentro de 2022 o próximo ano letivo e, consequentemente, os profissionais terão mais tempo para amadurecer as ideias e trazer planejamentos mais eficientes e eficazes dentro do que foi trabalhado aqui”, disse o palestrante.