Foto: Folha Atual
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou, nesta quarta-feira, 09 de novembro, a I Feira do Empreendedor da instituição. O evento aconteceu na Quadra Esportiva Ir. Maria Helena e teve como objetivo instruir os alunos sobre a forma de administrar uma empresa e finanças, além de proporcionar uma aprendizagem tanto teórica quanto prática.
Confira AQUI mais imagens!
Na ocasião, os alunos da 1a série do Ensino Médio do IMH puderam comercializar alimentos como bolos, cremes de galinha, sanduíches, açaís e bijuterias e, dessa forma, gerar lucros.
A diretora do IMH, Irmã Ana Tereza, falou sobre a importância de estar preparando os alunos para todas as áreas do mercado de trabalho. Ela ainda disse que projetos como esse ajudam a desenvolver as habilidades dos mesmos.
Irmã Ana Tereza
“O Instituto Monsenhor Hipólito tem trabalhado vários assuntos e matérias importantes e, este ano, tivemos esse Itinerário do Empreendedorismo, que faz com que o aluno seja cada vez mais protagonista da sua história. Este é um momento em que ele cria sua própria empresa e faz o necessário para desenvolver o seu produto, desenvolvendo, assim, sua capacidade intelectual e suas habilidades. Portanto, estamos lançando aqui futuros empresários, criadores das suas próprias empresas e marcas”, disse a diretora.
A professora de Educação Financeira da 1a série do Ensino Médio do IMH, Raquel Bezerra, falou sobre os objetivos da escola ao promover projetos voltados para o empreendedorismo.
Professora Raquel Bezerra
“Nós temos realizado trabalhos voltados para a criação de planos de negócios e, a partir daí, tivemos a ideia de criar esse projeto para que os alunos pudessem rentabilizar a empresa deles, para que tenham noção de valores e de como administrar seu próprio dinheiro. Este é um meio que encontramos para colocar em prática o que eles aprenderam em sala de aula”, disse a professora.
Marcone de Sousa, pai da aluna Amanda Maria, falou sobre a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento financeiro dos alunos. “Eu acho uma iniciativa maravilhosa, pois a escola está preparando os alunos para empreender, gerar ganhos e olhar margens de lucro, e essas coisas são muito importantes para o futuro. Na minha época, ensinavam os alunos a serem empregados e, neste evento, o ensinamento é que seja dono de seu próprio negócio”.
Marcone de Sousa, pai de aluna
Nossa reportagem conversou com o aluno José Honório, que classificou a iniciativa da escola louvável, uma vez que, segundo ele, o empreendedorismo é a chave para condições de trabalho e para uma boa vida financeira.
Aluno José Honório
Jessielly Dias, da Cooperativa Kairos, Instituição de Ensino do município de Jaicós, esteve presente no evento com as professoras Ilmara Dias e Vanessa Oliveira, ocasião em que falou com a nossa reportagem. “A convite da professora Raquel, viemos participar desta Feira do Empreendedor e o que achamos foi uma iniciativa inovadora, pois o empreendedorismo está a todo vapor, favorecendo muitas pessoas. Com certeza, estes alunos irão conseguir sucesso caso desejem empreender”, finalizou Jessielly Dias.
Jessielly Dias, da Cooperativa Kairos