Foto: Folha Atual
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou nesta terça-feira, 24 de maio, no auditório da escola, o lançamento de Edital para o preenchimento de 28 cadeiras da Academia de Letras Escolar Infantojuvenil Irmã Maria Helena Matias. O projeto tem como objetivo desenvolver a capacidade de leitura e escrita dos alunos da instituição.
Confira AQUI mais imagens!
O evento, que contou com a participação de todos os acadêmicos, teve início com o momento orante através de uma encenação que recordou “O Milagre de Nossa Senhora Aparecida”, sendo seguido de uma apresentação da Academia de Letras Escolar por meio, também, de uma encenação que narrou desde a chegada da Irmã Maria Helena à cidade de Picos, ao IMH, até o seu amor pelas artes em geral e incentivo à literatura e ao teatro, envolvendo vários personagens de obras bíblicas, literárias, contos de fadas e clássicas, como o Jardim do Profeta, obra de Khalil Gibran, a boneca Emília, de Monteiro Lobato, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, as Dez Mulheres da obra machadiana e o “Diálogo entre a raposa e o Pequeno Príncipe” da obra O Pequeno Príncipe de Exupérry, o que fundamenta o seu nome como patrona da Academia.
Alunos conduziram encenações
O ato solene de Lançamento do Edital foi encerrado com a apresentação do banner da Academia de Letras Escolar.
O Instituto Monsenhor Hipólito abriu 28 cadeiras para estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que eram ocupadas por alunos que concluíram o período escolar no IMH ou que deixaram a escola.
Para participar do projeto, o aluno deve produzir um texto solicitando seu ingresso e justificando a escolha da cadeira e do patrono pleiteados.
A academia de Letras Escolar Infantojuvenil Irmã Maria Helena Matias realiza várias atividades de leitura e produção que envolvem a participação e integração dos alunos, não só na escola, mas na comunidade, através de atividades literárias, lúdicas, propostas de visitas a abrigos, doações e atividades diversas.
A Diretora do IMH, Irmã Ana Tereza, disse que o projeto é muito importante para os alunos pois ajuda a desenvolver suas habilidades e competências. Ela ainda afirmou que através dessas atividades o aprendizado do estudante tende a crescer.
Irmã Ana Tereza, diretora do IMH
“Esse projeto é de fundamental importância porque desenvolve a capacidade de leitura, escrita, de interpretação, teatro, música, o que ajuda a desenvolver cada vez mais aquilo que nós temos como componentes curriculares. É uma atividade que faz com que o aluno desenvolva suas habilidades e competências”, afirmou a irmã Ana Tereza.
A Coordenadora da Área de Linguagens e da Academia de Letras Escolar Infantojuvenil Irmã Maria Helena Matias, Hosana Brito, falou sobre a importância de incentivar os alunos à prática da leitura e escrita.
Coordenadora Hosana Brito
“Nós queremos incentivar os alunos para o despertar da leitura dessas obras e também para a vivência do que essas personagens trouxeram como reflexão e preparação para a formação integral dos acadêmicos, a exemplo da atividade de hoje e do Projeto Patronos em Foco, que será desenvolvido ainda este ano, objetivando aprofundar o conhecimento dos Patronos e das suas obras”, afirmou Hosana Brito.
Por Renata Arrais, estagiária da Uespi