Ato cívico celebra os 76 anos de história do IMH em Picos
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), ‘Compromisso com a Fé e o Saber’ comemora nesta quinta-feira, 05 de março, 76 anos de atuação na educação picoense.
As festividades em alusão a data iniciaram na manhã desta quarta-feira (04), com a cerimônia de hasteamento das bandeiras, na Quadra Ir. Maria Helena Matias. Participaram do encontro professores, coordenadores, colaboradores do Instituto e os alunos cordimarianos.
O momento de boas-vindas foi iniciado pela coordenadora do Ensino Fundamental Séries Iniciais do IMH, Neonara Luz, que falou sobre a importância do encontro, e conduziu um momento de oração.
Em continuidade, o professor Cláudio Roberto, que leciona no IMH há 25 anos, contou a todos com emoção a história de Monsenhor João Hipólito (Monsenhor Hipólito), o motivo pelo qual o Instituto recebeu o seu nome e como foi a sua fundação e mudanças ao longo dos anos.
Monsenhor Hipólito tinha o sonho de fundar uma escola dirigida por Religiosas que assumissem um processo educativo de qualidade à luz dos valores cristãos, na cidade de Picos.
As alunas Helen e Ana Júlia realizaram a leitura de poemas do livro do projeto ‘LEITUR’ARTE’ que foram escritos por alunos, os textos descreviam a educação cordimariana e o carinho que os profissionais dedicavam aos estudantes.
Após a leitura, quatro alunos realizaram a entrada com as bandeiras do Brasil, do Piauí, de Picos e do IMH. Em ato solene, todos os presentes se posicionaram para a execução do hino nacional, seguidos do hino do Instituto.
A diretora do IMH, a Irmã Ana Teresa, iniciou o seu pronunciamento pedindo a todos 1 minuto de silêncio em memoria de todos os alunos, dos funcionários, e irmãs que ali moraram, ´passaram e acreditaram.
A irmã Ana Teresa, ressaltou que o estado do Piauí possuí 02 escolas cordimarianas, e que isso é motivo de louvor e agradecimento a Deus. E destacou que o ensino é feito de forma inclusiva e acolhe todas as diferenças com muita fé e saber.
“Educar com amor na paciência, na compreensão e no acreditar no processo de transformação do outro é educar com fé e saber. Agradeço as irmã que contribuem com o trabalho diário, cada um com o seu jeito de ser e de amar. Agradeço a todos os coordenadores, professores, famílias e a todos os alunos que já fizeram e fazem parte desta história, dos 76 anos!”, disse a diretora.
Com muita alegria a Irmã Ana Teresa convidou a todos os presentes a cantarem o grito de guerra junto com alunos que participaram dos jogos estudantis, e em seguida com muito entusiasmo todos cantaram os parabéns para o Instituto Monsenhor Hipólito. E o momento foi encerrado com abraços e todos dizendo que tinham 76 anos.
O estudante do 3° Ano, Heitor Leal, que estuda no Instituto desde a Educação Infantil falou do sentimento em poder participar mais um ano de uma data tão importante: “O sentimento é de nostalgia, pois estou no IMH desde criança e me veio um filme na memória com as músicas que cantava com os meus coleguinhas, as brincadeiras, e o carinho de todas as professoras”.
“O IMH é a minha segunda casa, a minha segunda família e aqui que eu me construí, me fiz como ser humano e amadureci com a ajuda dos professores e coordenadores. Cada momento compartilhado com as irmãs são gratificantes, e sou muito grato a Irmã Ana Teresa por todos os ensinamentos”, pontuou o aluno Heitor Leal.
Os alunos da Educação Infantil participaram do momento com os rostos pintados, e com balões comemorativos aos 76 anos do Instituto Monsenhor Hipólito.
_Conheça o IMH
No Instituto Monsenhor Hipólito está pautada uma proposta em valores, e esses valores são dinamizados em projetos que a escola oferece naquilo que tem organização nas áreas que faz o diluir e o alinhamento das disciplinas nas diversas formas de aplicação aonde vem através dos projetos extraclasses e extracurriculares.
O IMH oferece uma ampla metodologia de ensino, além de promover interdisciplinaridade para uma prática esportiva diferenciada através das escolinhas de Natação, Futsal e Taekwondo. Ainda disponibiliza um espaço amplo e aconchegante, e se preocupa em atender a todos os público proporcionando acessibilidade em toda a instituição.
O Instituto ainda atua com o ‘IMH Pastorais’, atuando como escola confessional, semeando valores, inspirando sonhos e propondo reflexões e experiências de autoconhecimento com a Infância e Adolescência Missionária e Pastoral da Juventude, 1ª Eucaristia, Crisma e JUCORD.
Além de ser o pioneiro no Estado em lançar os projetos ‘Tecnologia a serviço da educação’ e ‘IMH ECO’. O Instituto Monsenhor Hipólito ainda se destaca pelo pioneirismo em lançar projetos e programas no município, como o ‘Programa Bilíngue’ que traz uma dinâmica conceituada no ensino do inglês.
O Instituto Monsenhor Hipólito que está completando 76 anos de ensino, desde o ano passado está organizado em uma rede de escola, que é a ‘Rede Cordimariana de Educação’, ela é formada por 07 escolas e todas dirigidas pelas Irmãs filhas do Coração Imaculado de Maria. Essa congregação foi criada pelo Pe. Júlio Maria de Lombaerde, e elas atuam em várias segmentos não só na educação como também em hospitais e periferias.
Saiba mais em: NOSSA HISTÓRIA NA CIDADE DE PICOS
Confira as imagens: