Cinco de março de 1944! Nessa data magnífica, o que antes era apenas um sonho alimentado pelo AMOR-CARIDADE, torna-se realidade: Picos, localizada na região centro-sul do Piauí, oficializa a Instituição Escolar que recebeu o nome de Instituto Monsenhor Hipólito, em homenagem ao seu idealizador, o Monsenhor João Hipólito de Sousa Ferreira.
No decorrer dos seus 74 anos a nossa escola vêm semeando saberes e valores tornando possível o sonho educativo-cidadão orientando, partilhando, tecendo ideais, libertando consciências, inspirando múltiplas inteligências, transformando existências na vivência do seu compromisso com a FÉ e o SABER no seguimento a Jesus Cristo e a luz do carisma Cordimariano: Compaixão e Misericórdia.
O Instituto Monsenhor Hipólito tem sido ao longo da sua trajetória, mais do que uma escola, uma fonte de saberes e fazeres pautados na competência intelectual e na vivência de valores éticos, tornando-se referencial de fé e de cultura, trabalhando as dimensões social, psicológica, intelectual e espiritual, com vista ao crescimento pessoal e coletivo dos seus educando. Nesse contexto, os profissionais Cordihipolitanos são agentes de transformação social, o que faz da nossa escola uma referência em educação.
Visando a formação de cidadãos novos, livres e criativos, o IMH conta com o dinamismo e a eficiência de serviços especializados como Psicopedagogia e a Fonoaudiologia, do esporte e das artes como música, dança, teatro e artes plásticas, além do pioneirismo do ensino bilíngue assume o compromisso de comprovar que o ensino oferecido aos alunos atende a altos padrões internacionais de qualidade e hoje é reconhecido mundialmente como um Centro Preparatório para os exames de Cambridge, no qual os professores trabalham com dinamismo e ludicidade.
Podemos dizer que o IMH é uma célula viva no coração da comunidade picoense, em cujo seio a vida pulsa em atividades extraclasses, produções textuais, olimpíadas do conhecimento internas e externas, Feiras Culturais, Teorias e Práticas complexas vivenciadas nos laboratório de informática e ciências na perspectiva de uma educação além fronteira, projetos infanto-juvenis, Academia de Letras, sempre primando pelo cultivo das relações interpessoais pela prática da justiça, da gentileza e da fraternidade através de gestos concretos que refletem a educação humana e humanizadora idealizada pelo Pe. Júlio Maria de Lombaerd, fundador da Congregação das Filhas do Coração de Maria.
Autonomia e competência intelectual, desenvolvendo as dimensões social, psicológica e espiritual respeitando as diferenças, são os pilares do IMH para a concretização da sua Proposta Educativa Compromisso com a Fé e o Saber na ternura Cordimariana.
Expedita Bezerra