As apresentações culturais despertaram a atenção do público que circulava pelo local
18/10/2018 – Jesika Mayara
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu na noite da última quarta-feira (17) o Sarau Lítero-Musical “Literando no Shopping, semeando Cultura e Gentileza”. O evento realizado no Piauí Shopping foi estrelado pelos acadêmicos da Academia de Letras Escolar Maria Helena Matias e contou com a declamação de poemas, dramatizações e muita música.
As apresentações culturais despertaram a atenção do público que circulava pelo shopping. O objetivo da iniciativa foi levar mais cultura e poesia à sociedade.
A acadêmica e presidente da Academia de Letras Escolar Maria Helena Matias, Juliana Gurgel, destacou que a realização do evento é fruto da união da comunidade educativa do IMH, onde o conhecimento ultrapassa os muros da instituição.
“Uma das coisas que acho mais interessante na minha escola é que vamos além do que é explicado em sala de aula, somos uma família. E este evento representa a união de todos, até os alunos mais tímidos se dedicam e colocam todo seu potencial e tentam dar o melhor em nome da sua escola”, afirmou Juliana Gurgel.
A diretora geral do IMH, Irmã Ana Tereza, parabenizou a iniciativa da Academia de Letras no fomento à cultura.
“O Instituto Monsenhor Hipólito busca cada vez mais realizar as suas atividades internas e externas, aproveitando o espaço que é favorável para desenvolver atividades artísticas, culturais, dentro daquilo que é o processo de formação acadêmica, humana. O IMH trouxe para o Piauí Shopping um sarau, onde a Academia de Letras vem com toda a riqueza do seu alunado, professores, para cantar, declamar e dramatizar os saberes”, disse.
A curadora da Academia de Letras Escolar Maria Helena Matias, Hosana Brito, explicou que o projeto tem foco principal no desenvolvimento dos acadêmicos na leitura, escrita e artes.
“Eu considero o evento muito importante e fundamental para nossos alunos. A Academia tem esse objetivo de promover cada vez mais o protagonismo estudantil, desenvolver cada vez mais o gosto pela leitura, pela escrita e despertar cada vez mais o gosto pelas artes em geral. Os nossos acadêmicos deram um grande show e fizeram acontecer de forma muito bonita”, concluiu.
A Academia de Letras Escolar Maria Helena Matias possui 91 cadeiras, portanto, 91 escritores homenageados.
Fotos: Edson Costa