Sobre o Ensino Médio...
Do Ensino Médio – manhã e tarde.
O Novo Ensino Médio, etapa final do processo Formativo da Educação Básica, está fundamentado na Constituição Federal / 88, na lei 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na lei 13 415/2017, que altera a LDB e na resolução CNE/CEN nº 3 / 2018 que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
A Proposta Pedagógica do Novo Ensino Médio, no Instituto Monsenhor Hipólito, pauta-se em, constantemente, cumprir tudo aquilo que propicie atingir os fins da Educação Nacional, resguardando o que a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – propõe. Essa etapa de ensino, que deve ser composta por: Formação Geral Básica (Conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento), com carga horária total máxima de 1.800 horas, e Itinerários Formativos (Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional), com carga horária total mínima de 1.200 horas, busca consolidar a formação integral dos estudantes, com o desenvolvimento da autonomia necessária para a realização de seus projetos de vida, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, como também visa assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro. Diante disso, o Instituto Monsenhor Hipólito proporciona atividades variadas, como: Aulas Interativas e Dinamizadas, Aulões de Preparação para o ENEM e Vestibulares, Projetos Interdisciplinares, Orientação Vocacional/Profissional, Simulados, entre outras.
O principal objetivo é preparar os estudantes para a vida, por meio do conhecimento, orientando para uma educação transformadora, com os demais agentes educativos, em especial a família.
Atualmente, a escola trabalha com o Sistema Bernoulli de Ensino, em todo o Ensino Médio, e proporciona atividades de formação socioemocionais, especialmente, na disciplina Projeto de Vida e por meio de outros projetos de humanização e preparação espiritual e pessoal.
O Ensino Médio tem, entre as suas finalidades, a consolidação e o aprofundamento do que foi aprendido no Ensino Fundamental, preparando o estudante para a vida e para a continuação da formação acadêmica em nível superior.
A partir da nova organização do Ensino Médio, os saberes curriculares incluem quatro áreas:
- Linguagens e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
As mudanças têm sido acompanhadas pela Equipe Gestora e pelo Corpo Docente que, em momentos de formação continuada, têm se envolvido com o processo de adequação do NOVO ENSINO MÉDIO, adaptando-se às novas perspectivas pedagógicas.
Orientações Gerais
- Em caso de acidente, a Escola entrará em contato com os pais ou responsáveis.
- O aluno deverá trazer a agenda diariamente assinada pelos pais ou responsáveis.
- Usar corretamente o material escolar, carteiras e instalações.
- Zelar pela limpeza do meio ambiente.
- Estar presente no desenvolvimento das atividades promovidas pela Escola.
- Demonstrar atitudes de respeito e de cortesia com o outro.
Horários:
Manhã: 7h00 às 12h20
Tarde: 13h10 às 18h20
- Os portões serão abertos 20 minutos antes.
- Os responsáveis pelos alunos deverão pegá-los nos horários estabelecidos, porém se não for possível, daremos uma tolerância de até 20 minutos.
Disciplinas Curriculares
Outras Atividades
Últimas Notícias
IMH promove Painel das Profissões para alunos do 3° ano do Ensino Médio
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou nos dias 26 e 27 de setembro, o “Painel das…
IMH promove Spelling Bee para os alunos do bilíngue
O Spelling Bee (Concurso de ortografia de inglês) do IMH é uma competição divertida e…